Crescimento do home care auxilia o setor de saúde

O serviço de home care no Brasil segue em expansão e é uma alternativa para a continuidade do cuidado à saúde dos pacientes fora do ambiente hospitalar. Como a equipe da Global Care explicou em outra oportunidade, com as dificuldades impostas pelo cenário atual, o atendimento domiciliar tornou-se ainda mais relevante para a recuperação após a COVID-19. Inclusive, com a sobrecarga do sistema de saúde, estima-se que o home care cresceu até 35% desde o início da pandemia.

Dados de 2019 do Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead) revelaram que mais de 290 mil pacientes passaram por alguma forma de atenção médica em domicílio. Sem essa forma de assistência, por exemplo, seria preciso abrir quase 21 mil novos leitos para atender essa demanda. O valor representa quase 5% do total de leitos já em funcionamento no País.

Além das vantagens para o setor de saúde, a Global Care enfatiza que o serviço de home care é benéfico aos pacientes por proporcionar mais conforto, bem-estar e proximidade dos familiares durante o período de reabilitação.

O núcleo familiar, inclusive, tem papel essencial no atendimento domiciliar e tem como dever eleger uma pessoa para ser o cuidador do paciente  ou contratar um profissional para a função.

Fontes: Global Care